Durante anos, vimos nossa filha aprender a andar de bicicleta, passeamos com o Locky, nosso cachorro, dando voltas pela quadra e eu sempre parava em frente ao casarão, encantada e, aos poucos, ficando triste vendo toda aquela beleza sofrer com as marcas do tempo. Às vezes me detinha nos detalhes arquitetônicos, claro, sou arquiteta. Outras vezes, curiosa, imaginava a vida que teria acontecido dentro daquelas paredes.
Ao começar o blog, fotografei a rua e ele estava lá e eu, do lado de cá, sem saber o destino que ele teria.
Vocês não fazem ideia do restauro perfeito em todos os mínimos detalhes! Estou sendo superlativa, mas não tenho outra maneira de expressar meu entusiasmo. Vocês precisam conhecer! É um passeio imperdível que nos remete a outros tempos, entre tantos prédios modernos que foram tomando conta do bairro.
Um presente maravilhoso da Uma Incorporadora não só ao bairro, como à cidade e a todos que amam arquitetura e história.
A casa, projetada pelo arquiteto espanhol Fernando Corona no início do século passado, agora é o Paço Santo Inácio, que respeita o projeto original enquanto apresenta harmonia entre o antigo e o novo. A proposta de decoração do local busca não perder as características de uma mansão de família, proporcionando a seus visitantes uma experiência mais verdadeira e fiel ao projetado originalmente por Corona, que é responsável por outros pontos de Porto Alegre, como o Santander Cultural e a Galeria Chaves.
O Paço Santo Inácio vai abrigar um charmoso café bistrô, salas de reuniões, sala multiuso e um memorial fotográfico com a história da casa e do bairro. Todo o sótão foi transformado em espaço coworking.
A experiência de visitação é incrível. Como visitante, me senti envolvida pela atmosfera mágica da casa, encantada com os pisos originais restaurados, as paredes com a pintura artística totalmente recuperada e os maravilhosos vitrais que foram retirados e, também, restaurados. Difícil descrever todos os detalhes porque certamente esqueceria alguns, são muitos! Fiquei imaginando reuniões e eventos naquelas salas onde eram os quartos, com todos os elementos decorativos recuperados, pé direito enorme e as grandes janelas permitindo que a luz natural entre generosamente. Uma beleza, aconselho a visita!
Para maior acessibilidade, além de rampas de acesso, foi construído um elevador.
Também foram construídos seis subsolos. Dois, para os visitantes da casa. Abaixo, algumas fotos do casarão restaurado.
O novo – Sobre o edifício residencial
Abrigando um edifício residencial moderno e de alto padrão, o Paço Santo Inácio tem o objetivo de se apresentar aos moradores como uma extensão de suas casas. Com portaria de acesso exclusivo, um total de 36 unidades (70% já comercializadas). A primeira unidade comprada foi o apartamento decorado. Visitei o novo decorado.
A luminosidade e a vista roubam a cena.
O Paço Santo Inácio oferece três tipologias distintas de apartamentos:
– Cobertura com área privativa de 287m² e 4 vagas de garagem (2);
– Apartamento com área privativa de 133m² e 2 vagas de garagem (2);
– Apartamento garden com área privativa de 120 a 150m² e 2 vagas de garagem (4);
– Apartamento com duas suítes, lavabo, área privativa de 86m² e até 2 vagas de garagem (28).
Todas as unidades possuem isolamento acústico, vidro com controle solar, fachadas em limestone e esquadrias de alumínio anodizado em inox. Outras facilidades da unidade incluem alimentação por gás natural canalizado, aquecimento de água com sistema centralizado de caldeira a gás, gerador para 100% das necessidades do prédio, opções de espaço gourmet e churrasqueiras privativas e com dutos individualizados.
Abaixo, o apartamento decorado.